OUTORGA À SENHORA ELZA MARIA SANTA ROSA BERNARDO A MEDALHA JOSÉ BONIFÁCIO.
Tia Elzinha, como é conhecida por toda a comunidade estudantil e pelos educadores de sua terra pelos mais de 50 anos dedicados à Educação em seu município, nasceu em Cabo Frio no dia 20 de novembro de 1940. Nome completo: Elza Maria Santa Rosa Bernardo. Filha de duas tradicionais famílias de Cabo Frio. Seu pai, o salineiro João Rocha Nogueira da Silva, e sua mãe, a professora, organista e artista Cacilda de Azevedo Santa Rosa.
Elzinha é casada há 53 anos com José Carlos Bernardo e o casal tem quatro filhos: Frederico José, Luciana, Bernardo e Paula e oito netos: Solamon, Davi, Clara, Arthur, Daniela, Lara Maria, Laís e Luiza Maria.
Elzinha fez seus estudos iniciais no Colégio Sagrado Coração de Jesus, depois o curso de Normalistas, na 1ª turma do Colégio Estadual Miguel Couto, ingressando, bem mais tarde, também na 1ª turma de Letras da FERLAGOS.
Na Educação, no Colégio Estadual Miguel Couto, foi regente de classe por aproximadamente 20 anos. Foi chefe da Inspetoria de Educação do Estado por 7 anos. No período de 1967 a 2018, 51 anos, foi a diretora geral e mantenedora do Instituto Santa Rosa, tradicional escola de nossa cidade. Em 1983, colaborou como Secretária de Educação no 1º mandato do Prefeito Alair Corrêa e em 2008, como Subsecretária de Turismo no Governo do Prefeito Marcos da Rocha Mendes.
No ano de 2000, fundou com seus filhos, o Instituto Santa Rosa – Búzios que este ano completa 23 anos. No ano de 2004 foi agraciada pelo Prefeito em exercício, Alair Corrêa, com o nome da Escola Municipal Professora Elza Maria Santa Rosa Bernardo, no bairro do Jardim Esperança.
Como empresária, colaborou ainda durante alguns anos na Associação Comercial de Cabo Frio pois sempre gostou de participar de atividades voltadas para o desenvolvimento turístico e cultural de sua cidade.
Tia Elzinha sempre foi uma apaixonada pelo carnaval, durante muitos anos foi diretora da Escola de Samba Em Cima da Hora, onde era a responsável pela ala das baianas.
Na sua comunidade Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, sempre atuou ativamente como organista, na organização dos festejos e também como integrante do conselho paroquial.
Em sua terra, Elzinha foi homenageada por diversas entidades e pela Câmara Municipal de Cabo Frio com títulos, moções, os quais guarda com muito carinho e a todos agradece de coração. Ela tem o Senhor Jesus, como seu Pastor e Guia, e Maria, como modelo de mãe e mulher.
Por toda sua história e trajetória, esta Casa Legislativa concede à Sra. Elza Maria Santa Rosa Bernardo a Medalha José Bonifácio.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 03/11/2025 13:01:38 | CADASTRADO | CADASTRADO | ||
| 04/11/2025 12:43:37 | ENVIADO À COMISSÃO | RELATOR: JOHNNY COSTACOMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PARA ANÁLISE | |
| 04/11/2025 13:15:54 | PAUTA | 0505ª (QUINGENTÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 2º PERÍODO (01/08/2025 À 20/12/2025) DE 4 DE NOVEMBRO DE 2025. - EXPEDIENTE mais | EXPEDIENTE | |
| 04/11/2025 17:27:25 | 1ª VOTAÇÃO | APROVADO | ||
| 04/11/2025 17:37:56 | ENVIADO À COMISSÃO | RELATOR: JOHNNY COSTACOMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PARA ANÁLISE | |
| 11/11/2025 15:21:08 | COMISSÃO DEVOLVE | RELATOR: JOHNNY COSTACOMISSÃO: COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA | PARECER FAVORÁVEL | |
| 11/11/2025 16:54:27 | 1ª VOTAÇÃO | APROVADO | RESOLUÇÃO Nº 1.729/2025 |
ART. 1º FICA CONCEDIDA À SENHORA ELZA MARIA SANTA ROSA BERNARDO, A MEDALHA JOSÉ BONIFÁCIO, QUE LHE SERÁ ENTREGUE EM SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.
ART. 2º ESTA RESOLUÇÃO ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.