INDICAÇÃO : 0645/2024

Informações da matéria
Autor: MIGUEL ALENCAR
Data: 30/09/2024
Visualizações:
Array
Ementa

SOLICITA AO PODER EXECUTIVO A INCLUSÃO NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICIPIO DE CABO FRIO A REALIZAÇÃO DO EVENTO AVISTAR CABO FRIO.

Justificativa

A presente indicação do evento reconhece o Avistar Rio como o maior encontro de observadores e fotógrafos de aves do Estado do Rio de Janeiro, imaginado pelo produtor Guto Carvalho, inspirado na Global Birdfair (um coletivo na Inglaterra que apoia e arrecada recursos para a conservação de aves em todo o mundo). Uma união de parceiros e apoiadores que realizam o evento em sua 9ª edição realizada recentemente na Cidade do Rio de Janeiro.
O Município de Cabo Frio e a Laguna Araruama, apresentam um cenário composto por diversos ecossistemas e tem no turismo uma das molas propulsora de trabalho e renda, ofertando grande quantidade de invertebrados, peixes, flores, frutos, sementes e local para a construção de ninhos, atraindo uma infinidade de aves residentes e migratórias que na cidade encontram alimento em abundância e abrigo. Neste cenário, surge a oportunidade de atrair para o Município o evento trazendo esse nicho de interessados em observar aves para a cidade.
O turismo de observação de aves tem espaço no país, afinal, possuímos mais de 1971 aves catalogadas, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) e mais de 42 mil observadores, segundo dados do site WikiAves. O município e seu entorno possuem 214 espécies registradas de 64 famílias segundo o Grupo de Estudos das Aves da Universidade Veiga de Almeida – GEAves\UVA, sendo 208 (97,2%) com status de ótimo estado de conservação segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), criada em 1964 e tem como objetivo informar o estado de conservação das espécies de seres vivos de nosso planeta, com exceção de micro-organismos. Um cenário propício a turismo sustentável atraindo um público de alto interesse turístico.
Certo da importância da presente indicação, solicito que a mesma seja apreciada por essa Casa Legislativa.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
25/09/2024 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: MIGUEL ALENCAR
CADASTRADO   
25/09/2024 09:00:02 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
01/10/2024 09:00:04 PAUTA  0409ª (QUADRINGENTÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 8º PERÍODO (01/08/2024 A 20/12/2024) DE 1 DE OUTUBRO DE 2024. - ORDEM DO DIA  mais APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE - OFP Nº 155/2024 - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 16/10/2024, POR NATÁLIA LOPES DE O. MACIEL 
06/01/2025 09:00:06 ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MIGUEL ALENCAR

PRESIDENTE

UNIÃO

Autor

Sessão: 0409/2024 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

O VEREADOR QUE ESTA SUBSCREVE, ATENDENDO TUDO MAIS O QUE DETERMINA O INTERESSE PÚBLICO, REQUER À DOUTA MESA, NA FORMA REGIMENTAL, O ENVIO DE EXPEDIENTE À EXMA. SRA. PREFEITA PARA QUE INCLUA O EVENTO AVISTAR CABO FRIO NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE CABO FRIO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
IND_0645_2024_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON