INDICAÇÃO : 0223/2024

Informações da matéria
Autor: DAVI DOS SANTOS SOUZA
Data: 25/03/2024
Visualizações:
Array
Ementa

SOLICITA A CRIAÇÃO DE UM POLO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES AUTISTAS, NOS MOLDES DO CENTRO ESPECIALIZADO EM DESENVOLVIMENTO, ENSINO, PESQUISA E ATENDIMENTO TERAPÊUTICO (CED TEA), IMPLEMENTADO PELA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO.

Justificativa

O autismo é um transtorno complexo que demanda atenção multidisciplinar e intervenção precoce para o desenvolvimento pleno das potencialidades dos indivíduos afetados. Atualmente, em Cabo Frio, a carência de estruturas especializadas para o acompanhamento e tratamento de pacientes autistas resulta em significativas dificuldades de acesso aos serviços necessários, comprometendo o bem-estar e o desenvolvimento dessas pessoas.
Inspirado no sucesso e na eficiência do CED TEA, este Polo de Desenvolvimento e Acompanhamento de Pacientes Autistas proposto buscará:
Oferecer atendimento especializado e integral a pacientes autistas, abrangendo áreas como terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia e outras necessárias para o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Realizar diagnóstico precoce e intervenções terapêuticas específicas para cada caso, visando potencializar as habilidades dos pacientes e mitigar possíveis desafios.
Promover a capacitação de profissionais da área de saúde, educação e assistência social, capacitando-os para atuar de maneira inclusiva e eficaz com pacientes autistas.
Desenvolver programas de orientação e suporte às famílias, visando fortalecer os laços familiares e oferecer suporte emocional e prático para lidar com os desafios associados ao autismo.
Estimular a inclusão social e escolar de pacientes autistas, promovendo a sensibilização da comunidade e estabelecendo parcerias com instituições educacionais e empresas para facilitar sua inserção na sociedade.
Diante do exposto, conto com o apoio dos nobres pares para a aprovação desta Indicação Legislativa, que visa atender a uma demanda crucial para a promoção da saúde, bem-estar e inclusão de pessoas autistas em nosso município.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
25/03/2024 09:00:00 CADASTRADO 
AGENTE: DAVI DOS SANTOS SOUZA
CADASTRADO   
25/03/2024 09:00:02 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
26/03/2024 09:00:04 PAUTA  0368ª (TRICENTÉSIMA SEXAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) LEGISLATURA (2021 - 2024) - 7º PERÍODO (01/02/2024 A 30/06/2024) DE 26 DE MARÇO DE 2024. - ORDEM DO DIA  mais APROVADO  TRAMITADO PELO PRESIDENTE - OPF 040/2024 - RECEBIDO NA PREFEITURA EM 02/04/2024, POR NATÁLIA DOMINGUES PIMENTEL 
02/01/2025 09:00:06 ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

DAVI SOUZA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Sessão: 0368/2024 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA

Fase: PAUTA

Situação: APROVADO

Corpo da matéria

O(A) VEREADOR(A) QUE ESTA SUBSCREVE, ATENDENDO TUDO MAIS O QUE DETERMINA O INTERESSE PÚBLICO, INDICA À DOUTA MESA, NA FORMA REGIMENTAL, O ENVIO DE EXPEDIENTE À EXMª. SRª. PREFEITA SOLICITANDO A CRIAÇÃO DE UM POLO DE DESENVOLVIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES AUTISTAS, NOS MOLDES DO CENTRO ESPECIALIZADO EM DESENVOLVIMENTO, ENSINO, PESQUISA E ATENDIMENTO TERAPÊUTICO (CED TEA), IMPLEMENTADO PELA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
IND_0223_2024_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON