PROJETO DE LEI: 0464/2021

Informações da matéria
Autor: LEONARDO MENDES DE ABRANTES
Data: 16/11/2021
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DE VENDEDORES E/OU COMPRADORES DE SUCATAS - FERRO-VELHO, ALÉM DA PROCEDÊNCIA DO MATERIAL, QUANDO OCORRER A NEGOCIAÇÃO.

Justificativa

Diferentes regiões do Município de Cabo Frio sofrem com episódios de furtos de cabos de telefonia e energia elétrica e outros materiais de metais. Residências e comércios são afetados com esse tipo de furto, além disso acontece diversas vezes nos casos, o material reposto é furtado novamente.
Esse material, à evidencia objeto de furto, é revendido para proprietários de ferros-velhos ou outro tipo de estabelecimento que comercializada metais usados.
Com essa proposição, pretendemos tornar obrigatório o uso de cadastro, devidamente atualizado, por parte dos estabelecimentos comerciais que compram e vendem esse tipo de produto, com a finalidade de obter subsídios para controle e futura investigação dos furtos continuados.
Assim, é o presente Projeto de Lei, inibir que o praticante do comércio de sucatas e assemelhados comercialize qualquer tipo de material roubado ou de procedência duvidosa.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
08/11/2021 09:00:00 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

LÉO MENDES

VEREADOR(A)

MDB

Autor

Corpo da matéria

ARTº 1º - OS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS QUE COMPRAM MATERIAIS DE METAIS USADOS PARA REVENDA, COMO FIOS, ARAMES, PEÇAS, PORTÕES, TUBOS, TAMPOS E OUTROS DO GÊNERO, EM AÇO, COBRE, ALUMÍNIO, ZINCO, FERRO OU OUTRO TIPO DE METAL FICAM OBRIGADOS A MANTER EM SEU PODER, DEVIDAMENTE ATUALIZADO, CADASTRO COM OS DADOS DAS PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS E PROCEDÊNCIA DAS QUAIS FORAM EFETUADAS AS COMPRAS.

ARTº 2º - FICAM TAMBÉM OBRIGADOS A PRESTAR INFORMAÇÃO PRECISA SOBRE AS COMPRAS E VENDAS EFETUADAS E A EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE COMPRA OU DE VENDA DOS METAIS CLASSIFICADOS COMO SUCATAS OU FERRO-VELHO.

ARTº 3º - CONSIDERA-SE PRATICANTE DO COMÉRCIO DE SUCATAS E ASSEMELHADOS, TODA E QUALQUER PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA QUE ADQUIRA, VENDA, EXPONHA À VENDA, MANTENHA EM ESTOQUE, USE COMO MATÉRIA PRIMA, BENEFICIE, RECICLE, TRANSPORTE E COMPACTE MATERIAL METÁLICO PROCEDENTE DE ANTERIOR USO COMERCIAL, RESIDENCIAL, INDUSTRIAL OU DE CONCESSIONÁRIAS, PERMISSIONÁRIAS E AUTORIZADAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS, AINDA QUE A TÍTULO GRATUITO.

PARÁGRAFO ÚNICO. PARA OS EFEITOS DESTA LEI CONSIDERA-SE MATERIAL METÁLICO, POR SEMELHANÇA, A FIBRA ÓTICA UTILIZADA PARA A TRANSMISSÃO DE SINAIS DE ÁUDIO, VÍDEO E DADOS ELETRÔNICOS ASSIM COMO FIOS DE COBRE DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E OUTROS.

ART. 4º - EM CASO DE DESCUMPRIMENTO, O ESTABELECIMENTO RECEBERÁ UMA ADVERTÊNCIA; NA REINCIDÊNCIA, AS SEGUINTES SANÇÕES:

I - MULTA DE R$ 10.000,00 (DEZ MIL REAIS);
II - SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES POR SESSENTA DIAS NA SEGUNDA REINCIDÊNCIA E;
III - CANCELAMENTO DEFINITIVO DO ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO NA TERCEIRA REINCIDÊNCIA.

ART. 5º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON