INDICAÇÃO: 0190/2020

Informações da matéria
Autor: ALEXANDRA DOS SANTOS CODEÇO
Data: 03/09/2020
Visualizações:
Array
Ementa

SOLICITA AO EXMO. SR. PREFEITO A VIABILIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA PARA OS MUNÍCIPES, COM A OBRIGATORIEDADE DA CONTRAPARTIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM RESSARCIMENTO AO FINANCIAMENTO DO CURSO.

Justificativa

Existe um déficit imenso de profissionais médicos no Brasil, especialmente nos municípios do interior. Tal fato obrigou o governo a criar um programa nacional denominado "Mais Médicos" tentando suprir ou minorar essa deficiência. A instituição do programa provocou grande polêmica, por criar um espaço para importação de médicos do exterior, sem a necessária comprovação de qualificação para desempenho da medicina. Vieram médicos de vários países, especialmente de Cuba, gerando imensos protestos da classe médica e afins que se proliferaram por todo o país, inclusive com atos extremos de maus tratos a alguns profissionais cubanos. Mesmo com a adição de grande massa de profissionais médicos dentro do programa, ainda existe um déficit imenso desses profissionais, especialmente naquelas localidades mais distantes do interior (cerca de 11 mil médicos).
Com base no acima exposto, proponho a essa Casa Legislativa, que possibilite ao município que apresenta deficiência de profissionais médicos, de financiar o curso de medicina para estudantes do município, em faculdades particulares, com a obrigatoriedade da contrapartida de prestação de serviços em ressarcimento ao financiamento do curso. Assim, nosso município poderia se programar gerando um número de vagas anualmente ou no tempo de suas necessidades ou de acordo com o vínculo de tempo de cada profissional financiado. Desta forma, diminuiria o déficit de profissionais médicos nos locais mais distantes e menos atrativos para esses profissionais e resolveria o grande problema do atendimento primário de saúde, com a grande possibilidade desses profissionais por serem do município permanecerem no município.
Sendo justa a causa, solicitamos aos Nobres Vereadores desta Casa que se empenhem na aprovação desta Indicação.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
24/08/2020 09:00:00 ARQUIVO PESQUISA  NADA CONSTA   
03/09/2020 09:00:02 ENVIADO AO VEREADOR  PARA ASSINATURA   
22/09/2020 09:00:04 PAUTA  112ª (CENTÉSIMA DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 15ª (DÉCIMA QUINTA) LEGISLATURA (2017 - 2020) - 30ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2020) DE 22 DE SETEMBRO DE 2020 - EXPEDIENTE  mais EXPEDIENTE   
22/09/2020 09:00:06 1ª VOTAÇÃO  APROVADO   
23/09/2020 09:00:08 ENVIADO AO PREFEITO  PARA CIÊNCIA  OFP Nº 085/2020 
04/01/2021 09:00:10 ENVIADO AO ARQUIVO  PARA ARQUIVAMENTO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ALEXANDRA CODEÇO

1º SECRETÁRIO

REP

Autor

ALEXANDRA CODEÇO

1º SECRETÁRIO

REP

Autor

Corpo da matéria

O(A) VEREADOR(A) QUE ESTA SUBSCREVE, ATENDENDO TUDO MAIS O QUE DETERMINA O INTERESSE PÚBLICO, INDICA À DOUTA MESA, NA FORMA REGIMENTAL, O ENVIO DE EXPEDIENTE AO EXMº SR. PREFEITO SOLICITANDO A VIABILIZAÇÃO DE FINANCIAMENTO DE CURSOS UNIVERSITÁRIOS DE MEDICINA PARA OS MUNICIPES, COM A OBRIGATORIEDADE DA CONTRAPARTIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM RESSARCIMENTO AO FINANCIAMENTO DO CURSO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
IND_0190_2020_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON