LEI - 2820/2016

Informações da lei municipal
Data: 12/02/2016
Número: 2820
Exercício: 2016
Categoria: LEIS, ATOS E NORMATIVOS MUNICIPAIS
Vereador(a): EMANOEL FERNANDES FREIRE DA SILVA
Array

Descrição

DISPÕE SOBRE COLETA, DESTINAÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO E RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.


Texto completo

LEI Nº 2.820 DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016.

(AUTOR: VEREADOR EMANOEL FERNANDES FREIRE DA SILVA)

ALTERAÇÃO: LEI Nº 3.236/2020

DISPÕE SOBRE COLETA, DESTINAÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO E RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO.

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL APROVOU E EU, EM CONFORMIDADE COM O § 7º DO ARTIGO 42 DA LEI ORGÂNICA MUNICIPAL, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

ART. 1º - ESTA LEI NORMATIZA A COLETA E DESTINAÇÃO DO LIXO ELETRÔNICO E, NA BUSCA DA ECO- EFICIÊNCIA, ESTABELECE RESPONSABILIZAÇÕES COMPARTILHADAS PELO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS PARA OS ENTES ENVOLVIDOS, EM CONFORMIDADE COM A LEI N° 12.305 DE 2 DE AGOSTO DE 2010 QUE TRATA DE LOGÍSTICA REVERSA.

ART. 2° - SÃO CLASSIFICADOS COMO LIXO ELETRÔNICO:

I - BATERIAS DE QUALQUER NATUREZA;

II - CELULARES;

III - MÁQUINAS DE CALCULAR;

IV - VIDEOGAMES;

III - COMPUTADORES EM GERAL;

IV - PILHAS DE TODOS OS TAMANHOS E VOLTAGENS;

V - TELEVISORES;

VI - ACESSÓRIOS TECNOLÓGICOS DE QUALQUER NATUREZA;

VII - LÂMPADAS FLUORESCENTES, DE VAPOR DE SÓDIO E LUZ MISTA.

ART. 3° - A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA PELO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS TEM COMO PREMISSA MINIMIZAR OS IMPACTOS CAUSADOS À SAÚDE HUMANA E À QUALIDADE AMBIENTAL.

PARÁGRAFO ÚNICO - SÃO AGENTES RESPONSÁVEIS PELO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS GERADORES DO LIXO ELETRÔNICO:

I - FABRICANTES;

II - IMPORTADORES;

III - DISTRIBUIDORES E COMERCIANTES;

IV - CONSUMIDORES;

V - PODER EXECUTIVO E AGENTES DE LIMPEZA URBANA;

VI - AGENTES DE MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

ART. 4° - AS ENTIDADES CITADAS NOS INCISOS II E III, ARTIGO 3° FICAM OBRIGADAS A DISPONIBILIZAR, EM LOCAL VISÍVEL E DE FÁCIL ACESSO, ESPAÇO DESTINADO AO DESCARTE DE LIXO ELETRÔNICO.

PARÁGRAFO ÚNICO - NO ESPAÇO DESTINADO AO DESCARTE DEVE SER AFIXADO CARTAZ COM LETRAS BEM LEGÍVEIS CONTENDO OS DIZERES: LIXO ELETRÔNICO. DEPOSITE AQUI: BATERIAS, CELULARES, COMPUTADORES, PILHAS, TELEVISORES E ACESSÓRIOS TECNOLÓGICOS. COLABORE COM O MEIO AMBIENTE.

ART. 5º - A COLETA DO LIXO ELETRÔNICO CITADO NO ARTIGO 2° FICA A CARGO DO PODER EXECUTIVO, SERÁ FEITA TRIMESTRALMENTE E, EM SEGUIDA, SUA DESTINAÇÃO DEVE SER FEITA À COOPERFORTE, EM CONFORMIDADE COM OS PRECEITOS DA LEI N° 12.305.

§1º - O PODER EXECUTIVO PODERÁ ADOTAR AS POLÍTICAS NECESSÁRIAS PARA ULTIMAÇÃO DO DETERMINADO NO CAPUT DESTE ARTIGO, PODENDO, INCLUSIVE, FIRMAR PARCERIAS PRIVADAS E TERCEIRIZAR SERVIÇOS, RESPEITADO O QUE DETERMINA A LEGISLAÇÃO VIGENTE.

§2º - NA HIPÓTESE DOS ESPAÇOS DOS AGENTES COLETORES DESTINADOS AO DEPÓSITO E ARMAZENAMENTO DE LIXO ELETRÔNICO NÃO POSSUÍREM DISPONIBILIDADE DE ARMAZENAMENTO, TAIS AGENTES PODERÃO REQUERER O RECOLHIMENTO EM PRAZO INFERIOR AO DO CAPUT DESTE ARTIGO.

ART. 6º - CABE AO PODER PÚBLICO ATUAR, SUBSIDIARIAMENTE, COM O OBJETIVO DE MINIMIZAR OU CESSAR O DANO, LOGO QUE TOME CONHECIMENTO DE EVENTO LESIVO AO MEIO AMBIENTE OU À SAÚDE PÚBLICA RELACIONADOS AOS TERMOS DESTA LEI.

PARÁGRAFO ÚNICO - OS RESPONSÁVEIS PELO DANO RESSARCIRÃO INTEGRALMENTE O PODER PÚBLICO PELOS GASTOS DECORRENTES DAS AÇÕES EMPREENDIDAS NA FORMA DO CAPUT.

ART. 7º - O DESCUMPRIMENTO DESTA LEI POR PARTE DO AGENTE RESPONSÁVEL CITADO NO INCISO IV, DO PARÁGRAFO ÚNICO DO ART. 3° IMPLICA EM MULTA NO VALOR DE R$ 1.000,00 (UM MIL REAIS), DOBRADA A CADA REINCIDÊNCIA.

ART. 8º - O DESCARTE IRREGULAR DE LIXO ELETRÔNICO POR PARTE DOS AGENTES RESPONSÁVEIS CITADOS NOS INCISOS I, II, III E VI DO PARÁGRAFO ÚNICO, DO ART. 3° DESTA LEI IMPLICA EM MULTA NO VALOR DE R$3.000,00 (TRÊS MIL REAIS), DOBRADA A CADA REINCIDÊNCIA.

ART. 9°- OS VALORES ESTIPULADOS NOS ARTIGOS 7° E 8° SERÃO REAJUSTADOS ANUALMENTE PELA VARIAÇÃO DO ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO - IPC-A, PUBLICADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE.

§1º - AS MULTAS RESULTANTES DA APLICAÇÃO DESTA LEI SERÃO REVERTIDAS EM FAVOR DE AÇÕES DE INCENTIVO À DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO ELETRÔNICO.

§2º - NO CASO DE EXTINÇÃO DO ÍNDICE CITADO NO CAPUT, SERÁ ADOTADO OUTRO CRIADO POR LEGISLAÇÃO FEDERAL E QUE REFLITA A PERDA DO PODER AQUISITIVO DA MOEDA.

ART. 10- AS ENTIDADES CITADAS NOS INCISOS II E III, ARTIGO 3° TÊM O PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS PARA SE ENQUADRAREM NO DISPOSTO NESTA LEI.

ART. 11- AS DESPESAS DECORRENTES DA PRESENTE LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS DO MUNICÍPIO, PROVIDAS A PARTIR DO ANO DE 2014, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 12- ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

CÃMARA MUNICIPAL DE CABO FRIO, 12 DE FEVEREIRO DE 2016.

MARCELLO TRINDADE CORRÊA

PRESIDENTE

Arquivos


Documentos vinculados

Descrição Tipo Link
PROJETO DE RESOLUÇÃO: 0017/1986 PROJETO DE RESOLUÇÃO  

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON